06 setembro 2006

Roteiro#10 - Discussão entre Marido e Mulher...

DISCUSSÃO ENTRE MARIDO E MULHER,SOBRE TRAIÇÃO AMOROSA

PERSONAGENS
Henrique: 41anos, descendente de italiano, atraente com estatura mediana, pele clara que contrasta com olhos castanhos escuros e cabelos grisalhos. Profissional da área de vendas, formado em Marketing. Personalidade: Vaidoso, mas muito melindroso, porém não deixa transparecer. É trabalhador, criativo, ambicioso, mas uma certa ingenuidade aliada à vaidade que costumam atrapalhar a sua vida profissional. Bom pai valoriza muito há família, mas se sente inferiorizado na relação com a esposa, por ser de uma família mais humilde, menos estruturada que a dela e por ela ter mais sucesso em seus projetos. Hobby: Música, cinema e pintar nas horas vagas.

Claudia: 38 anos, bonita e charmosa, extrovertida, pele clara, cabelos castanhos escuros e olhos verde oliva. Formada em Relações Públicas atuando em eventos empresariais. Personalidade: Extrovertida, forte e marcante. É romântica e prática. Muito versátil e impaciente. Boa mãe adora os filhos. Se sente insegura na relação devido aos altos e baixos da vida profissional do marido, a qual atribui a uma certa ingenuidade. Por outro lado, o romantismo atrapalha a sua relação afetiva com ele, pois espera demais. Adora astrologia e numerologia. Hobby: Dançar, ler e escrever, cinema.


CENÁRIO
Apartamento de classe média com uma sala de estar confortável, assoalho de madeira.Bem decorada, em um formato quadrado com um pequeno corredor que dá passagem para o restante do apartamento. Ao lado da porta de entrada, a parede é em cor verde fendi para dar destaque ao aparador branco em estilo provence com um grande espelho. Em frente, do lado oposto, um sofá confortável, na cor verde fendi, de três lugares, com três almofadas nas cores: creme e vermelha. Um quadro de flores suaves pendurado na parede atrás, em cor branca, a sua esquerda uma mesa quadrada de ferro dourado e vidro com um abajur com pé de também de ferro e cúpula creme em tecido, além de enfeites atuais. À direita do sofá, um vaso médio branco, porém alto, com uma planta estilo coqueiro. Nas paredes laterais – também em cor branca, à esquerda, outro sofá, com dois lugares na mesma cor que o primeiro, e uma almofada de cetim verde musgo. Na parede atrás, uma pintura moderna e colorida em tons suaves de vermelho, verde, branco e dourado, com mais outra mesa, porém menor, de ferro dourado e vidro retangular com enfeites. Na parede oposta uma cortina de tecido leve com bordados suaves, com forro, na cor creme. À direita da porta uma poltrona cor de cereja com almofada branca. Um tapete de sisal na cor creme no assoalho complementam o requinte do ambiente.

Objetos cênicos: Espelho grande dourado ao centro de um aparador antigo branco patinado em estilo provençal, um pequeno cinzeiro de cristal transparente, um maço de cigarros e um isqueiro comum vermelho. Dois porta-retratos médios na mesa lateral menor que exibem fotos de dois filhos adolescentes e outro do casal mais jovem.

CENA 1 – INTERNA – NOITE –
O AMBIENTE É ILUMINADO PELA LUZ DO ABAJUR E A DO CORREDOR QUE DÁ CONTINUIDADE PARA O INTERIOR DO APARTAMENTO. ENTRADA DO LIVING, EM FRENTE AO GRANDE ESPELHO DO APARADOR. CLAUDIA ESTÁ OLHANDO ESTATÁTICA EM SUA DIREÇÃO - PARALIZADA PELA DESCOBERTA DA TRAIÇÃO DE ENRICO, A IMAGEM REFLETIDA. COLOCADO EM CIMA DO APARADOR, ALÉM DOS OBJETOS DE DECORAÇÃO ESTÁ UM MAÇO DE CIGARROS E UM CINZEIRO DE CRISTAL DISCRETO. A NARRATIVA COMEÇA EM OFF ENQUANTO CLAUDIA SE VÊ NO ESPELHO SORRINDO.

Claudia off: Eu olhava a imagem refletida no espelho... Uma mulher dizia algo que eu não entendia. Eu me vi, mas não acreditei ser eu. Estava assustada! Os pensamentos rodopiavam sem nexo em minha mente e senti uma vertigem. Abaixei a cabeça me apoiando com as duas mãos no aparador branco, respirei profundamente, procurando afastar o delírio e tornei a me olhar no espelho. A imagem permanecia e agora sorria dizendo:
CORTA

CENA 2 – INTERNA – NOITE –
PV DO ESPELHO PARA CLAUDIA.
Espelho off: ( Em tom irônico) - Vai, volta lá e diz pra ele também, que você o traiu!. Larga de ser cínica e enfrenta. Vai... Vai logo!
CORTA

CENA 3 – INTERNA – NOITE –
PV DE CLAUDIA OLHANDO SUA IMAGEM NO ESPELHO QUE SORRI ENQUANTO SUA VOZ INTERNA SE DIRIGI INDAGADORAMENTE AO ESPELHO.

Claudia off: - Quem é você? Estou ficando doida.(sacode a cabeça, negando a situação e em seguida, abaixando-a. Tenta fugir da imagem, mas continua perguntando) - Mas, quem é você?! (ela termina a frase ainda com cabeça baixa)
CORTA.

CENA 4 – INTERNA – NOITE –
PV DO ESPELHO OLHANDO PARA CLAUDIA QUE ESTÁ COM A CABEÇA BAIXA.

Espelho off: (responde ainda em tom irônico) - Não negue quem eu sou, você sabe! Vai logo! Está perdendo a oportunidade que tanto queria. Não era isso? De repente, você esqueceu o quanto desejou que ele arrumasse alguém? Então, assuma!
CORTA

CENA 5 – INTERNA – NOITE –
CLAUDIA PV DO ESPELHO LEVANTA LENTAMENTE PRIMEIRO A CABEÇA, DEPOIS O OLHAR, AGORA FIRME, DESAFIANDO A IMAGEM DO ESPELHO ENQUANTO OUVE-SE A NARAÇÃO DELA OFF.

Claudia off: Eu levantei os olhos, e enfrentei a imagem do espelho, sem nada responder, porque não sabia o que dizer, mas tinha de enfrenta-la!
.CORTA.

CENA 6 – INTERNA – NOITE –
CLAUDIA SE VIRA E TEM UMA VISÃO GERAL DA SALA E CAMINHA, PARA O OLHAR POR SEGUNDOS NOS PORTA-RETRATOS, E EM SEGUIDA VAI EM DIREÇÃO AO SOFÁ, COM DESENVOLTURA EM PASSOS ALTIVOS, ONDE ENRICO ESTÁ SENTADO COM A CABEÇA BAIXA, APERTANDO AS MÃOS NERVOSAMENTE. ELA SENTA AO SEU LADO E DIZ:

Claudia: - ( tom de revolta) Você não, Enrico! É impossível! Eu sempre achei que você era diferente dos outros homens! Você... Não!(sacudindo novamente a cabeça) Nunca pensei que pudesse acontecer! Você sempre disse que casamento era para sempre! Como? CORTA.

CENA 7 – INTERNA – NOITE –
CLAUDIA CONTINUA OLHANDO ENRICO QUE PERMANECE MUDO. EM UM IMPULSO LEVANTA RAPIDAMENTE E CAMINHA NOVAMENTE ATÉ O APARADOR, MAS NÃO OLHA PARA O ESPELHO, PROCURA O MAÇO DE CIGARROS, PEGA UM E O ASCENDE, DÁ UMA TRAGADA COM OS OLHOS FECHADOS. CORTA. A CENA ACONTECE AO MESMO TEMPO DA NARRATIVA OFF.

Claudia off: - Eu não esperei, Enrico responder. Eu não podia! E me levantei. Aquele não era o homem que eu conhecia. Onde estava a ingenuidade dele? Que iludida! Caminhei novamente em direção ao aparador, mas não me atrevi a olhar no espelho, peguei um cigarro do maço em cima do móvel e o ascendi. Porém, escutei de novo, aquela voz, que parecia ser minha, mas que eu não a credenciava como tal.
CORTA.

CENA 8 – INTERNA – NOITE –
CLAUDIA DO PV OLHOU O SEU REFLEXO NO ESPELHO, O PV VAI FECHANDO ATÉ OS OLHOS.

Espelho off: - (tom desafiante) Não teve coragem! Amarelou? Vai continuar no papel de Santa? FECHA E SIMULTANEAMENTE A VOZ DE ENRICO SURGE ATRÁS DE CLAUDIA SALVANDO-A DA CONFRONTAÇÃO COM O SEU AVESSO.

Enrico off: - Eu sabia que você não ia me perdoar!
CORTA.

CENA 9 – INTERNA – NOITE –
PV DE ENRICO VÊ CLAUDIA APAGAR O CIGARRO, GIRAR O CORPO EM SUA DIREÇÃO ENQUANTO ELA FALA INDIGNADA COM A TRAIÇÃO.

Claudia: - Porquê, Enrico? Por que você tinha que me contar? Prá me magoar? Humilhar?
CORTA.

CENA 11 – INTERNA – NOITE –
CLAUDIA PV OLHA NOS OLHOS DE ENRICO QUE ESTÃO FULMINANDO-A. ELA DESVIA O OLHAR. ENRICO FICA EXALTADO COM O QUE ELA DIZ E COM AS MÃOS SEGURA OS BRAÇOS DELA FIRME, FORÇANDO-A CONTINUAR OLHANDO EM SEUS OLHOS ENQUANTO FALA.

Enrico: - Você não queria saber o motivo de eu não voltar? Então é isso! ( pausa) Eu dormi com outra, porque? Volúpia! Tesão! Nada próximo a amor, entende?( solta os braços dela ) Eu desisti de nós!
CORTA.

CENA 12- INTERNA – NOITE –
ENRICO FICA CALADO APÓS O DESABAFO, MAS OBSERVA CLAUDIA DE COSTA ESPERANDO QUE ELA DIGA ALGO. ESTA ANDA EM DIREÇÃO ATÉ O SOFÁ E SE SENTA ENQUANTO OUVE-SE A FALA DELA, EM OFF, EM SEGUIDA MURMURANDO SUA CONSTATAÇÃO. SEM RESPOSTA ELE GRITA REVOLTADO. POR ÚLTIMO, A FALA DELA EM OFF COM CLOSE DO SEU OLHAR.

Claudia off: - Eu não consegui! Eu não pude escutar o final da declaração. E comecei a sussurrar: - Ele não me quer faz tempo. Não me toca, não me procura ...Eu que não quis perceber!

COMO ELA NÃO RESPONDE, ENRICO FICA NERVOSO E COMEÇA A GRITAR.

Enrico: - ( gritando)Vê? Você não escutou nada do que eu disse? Eu desisti de nós!

Claudia. È isso! Eu não posso voltar mais pra casa, entendeu? Não dá! (Sai andando em direção dela enquanto ela levanta rapidamente para tentar se desvencilhar dele. Close no seu olhar aflito).

Claudia off: - O momento era muito tenso, denso mesmo, um vendaval. Doía no corpo e morria na alma. Continuei fingindo não escutar, preferi fugir e voltar até o espelho, a ter de encará-lo. Mas... Acho que não merecia trégua naquele momento.
CORTA.

CENA 13- INTERNA - NOITE –
CLAUDIA PV OLHA PARA A SUA IMAGEM NO ESPELHO QUE FALA COM ELA NOVAMENTE. EM SEGUIDA, OUVE-SE A NARRATIVA DELA EM OFF ENQUANTO ELA PERMANESCE SE OLHANDO NO ESPELHO.

Espelho - Você não vai deixar ele pensando que é um canalha? Só ele desistiu de vocês? Esqueceu o que disse pra ele: - O meu príncipe virou um sapo! O que esperava? Aplausos. Por Deus! Ele é um homem, e não um rato. Fique feliz! Ele fez exatamente o que você tanto desejava.

Claudia off: Eu me olhei no espelho, me senti acuada com o discurso dos dois. Eles estavam sendo implacáveis comigo.
CORTA.

CENA 14- INTERNA- NOITE –
ENRICO PV A SEGUE ATÉ O ESPELHO, GIRA-A DE FRENTE PARA ELE, DE MANEIRA BRUSCA E A SOLTA EM SEGUIDA COMO ESTIVESSE OUVIDO O QUE DIZIA O ESPELHO.

Enrico: - (tom irônico) Lembra, querida? (tom raivoso) Eu sou um sapo! Feio e que não lhe dá segurança. Melhor! Ingênuo. Vivo tentando várias coisas, e dinheiro? Nada! Foi isso que você me disse. Esqueceu? (muda o tom de voz para desafiador). Então eu decidi que merecia ter outra mulher! Pronto... Agora acabou de vez!

FECHA EM CLOSE NO ROSTO DELE E OUVE-SE A NARRATIVA DE CLAUDIA OFF.

Claudia off: - Enquanto ele me dizia aquelas coisas, o olhar dele refletia o seu ego vaidoso, a ira escondida por tanto tempo e a vingança finalmente desvendada. Sim, ele precisava contar, não porque era um cara honesto, ou mesmo, por estar arrependido: Era o prazer da vingança. O véu caíra. Ao mesmo tempo, o meu avesso refletido no espelho aguardava uma atitude.
CORTA

CENA 14- INTERNA - NOITE –
CLAUDIA VIRA-SE APROCURA DE SUA IMAGEM NO ESPELHO E FALA EM OFF ENQUANTO SE VÊ NOVAMENTE RINDO.

Claudia off: - Não vou dizer nada! Entendeu? Mais do que tentar ferir a vaidade dele, aliás, é o que você mais quer, eu vou me calar e continuar ser a “Santa”( tom irônico). Esta é a máscara que escolho pra mim! Este é meu decreto!...
CORTA E VAI PARA ENRICO.

CENA 15-INTERNA- NOITE –
ENRICO COLOCA AS MÃOS NO BOLSO DO CASACO E PARTI. OUVESSE A VOZ OFF DE CLAUDIA TRANQUILA DECLARAR O FIM DO RELACIONAMENTO.

Claudia off: - O silêncio selou um pacto com o meu avesso e encerra meu caminho com Enrico.

****FIM****

Nenhum comentário: