01 outubro 2009

Resultado de edital (Sav/MinC) para longa de Baixo Orçamento

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) anunciou na noite dessa segunda-feira, 28 de setembro, os cinco projetos que irão receber R$ 1milhão, cada um, para a produção de filmes por meio do Edital de Longa Metragem de Baixo Orçamento.

A comissão, composta por nove integrantes - cineastas, produtores e diretores - se reuniu durante todo o dia em Brasília e avaliou 15 apresentações, escolhendo cinco projetos: Cine Holiúdy, de Halder Catunda Gomes, do Ceará, não estreante; Circular, de Alysson Silva Muritiba, do Paraná, estreante; Corda Bamba, de Eduardo Goldenstein, Rio de Janeiro, estreante; O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Vasconcelhos Filho, de Pernambuco, estreante; e Teste de Rubens Arnaldo Rewald, de São Paulo, não estreante.

Também foram escolhidos projetos reservas: Greta Garbo, de Armando Pinto Praça Neto, do Ceará, estreante; A Marcha, de Bruno Caldas Vianna, do Rio de Janeiro, não-estreante; A História da Eternidade, de Camilo Alves Cavalcante, de Pernambuco, estreante; A Favor do Vento, de Claudio Fagundes, do Rio Grande do Sul, estreante; e Cupuaçu, de Marcelo Rodrigo Mingoti Muller, de São Paulo, estreante.

O secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, ao avaliar a participação de todas as regiões brasileiras no edital, afirmou que a Secretaria do Audiovisual vem investindo em políticas de inclusão e em oficinas de capacitação em todo o país, principalmente na região Norte, e espera que no próximo edital essa região esteja representada.

A comissão usou, entre outros critérios, a descentralização regional e a aposta nos novos talentos, e por isso, escolheu projetos de regiões diferentes e três estreantes. Também se baseou na originalidade do roteiro, na estética e na viabilidade da realização da obra.

Lançado em 19 de janeiro desse ano, o edital recebeu 127 projetos inscritos. Desse total, 121 foram deferidos e seis indeferidos. Os projetos deferidos foram: 27% do Rio de Janeiro, 21% de São Paulo, 7% do Distrito federal e Rio Grande do Sul, 6% de Minas Gerais e Bahia, 4% do Ceara, Pernambuco e Paraná, 2% de Santa Catarina e 1% do Espírito Santo, Goiás, Mato grosso, Pará e Paraíba.

Edital Baixo Orçamento - O concurso tem como finalidade o apoio à produção de cinco obras cinematográficas, inéditas, de longa metragem, de ficção, com caráter de inovação de linguagem e de baixo orçamento. Os projetos foram inscritos por empresas brasileiras de produção independente, realizados por diretor estreante ou não estreante.

Nenhum comentário: