12 novembro 2009

CAIXA patrocina "II Encontro de roteiristas sulamericanos" no Brasil

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 18 a 22 de novembro, o II Encontro de Roteiristas. O evento - formado por uma série de palestras, seminários e mostra de filmes - promove a fusão entre temas, linguagens, conceitos, direitos e um amplo debate sobre a peça mais importante da feitura de um audiovisual: O ROTEIRO.

Nesta edição as discussões visam a promover o intercâmbio do Brasil com Colômbia, Venezuela, Chile e Uruguai, por meio da participação de roteiristas/diretores sul-americanos no II Encontro de Roteiristas. O objetivo é analisar a cinematografia sul-americana a partir da ótica de quem a escreve.

Durante os cinco dias de evento, o público terá a oportunidade de entrar em contato com grandes roteiristas do Brasil e da América Latina tais como: Elena Soarez (que roteirizou O homem do ano (2001), de José Henrique Fonseca, Bufo & Spallanzani (2000), de Flávio Tambellini e Eu, tu, eles (1999), Luiz Bolognesi (escreveu o roteiro do longa-metragem Bicho de sete cabeças (2001), de Laiz Bodansky) e Andrés Wood (chileno autor de Machuca).

E o homenageado desta segunda edição do evento é o roteirista e diretor chileno naturalizado brasileiro, Jorge Duran, que merece esta homenagem por toda a sua dedicação e contribuição para o Cinema Nacional. Duran é autor dos roteiros de Pixote – A lei do mais fraco, O Beijo da Mulher Aranha, Lucio Flavio, Gaijin – caminhos da liberdade, entre outros e estará presente na abertura do encontro.

O II Encontro de Roteiristas celebra ainda o lançamento do Guia 2009/2010 de Concursos Nacionais e Internacionais de Roteiros, que nesta edição traz as transcrições de palestras do I Encontro. A distribuição do Guia 2010 de Concursos Nacionais e Internacionais de Roteiros é gratuita para o público, instituições culturais e bibliotecas do Brasil. O trabalho, além de ser inovador, servirá de referência a muitos roteiristas que têm seus escritos e necessitam de uma orientação para colocá-los no mercado. O catálogo, também, pode ser solicitado pelo endereço contato@encontroderoteiristas.com.br .

O evento é realizado pela produtora Anegra Filmes e conta com a participação da Associação dos Roteiristas (AR-RJ), Autores de Cinema – SP, Instituições Latinas como o Sindicato Guionistas do Chile, a Asociación de Guionistas Colombianos, Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Ministério da Cultura (Departamento de Direito Autoral e Secretaria do Audiovisual), a Secretaria do Audiovisual (SaV) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Serviço
Mostra II Encontro de Roteiristas
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro-RJ (Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2544 4080/ 2544 1099
Datas: 18 a 22 de novembro
Horários: De terça-feira a domingo, sessões às 17h e 18h30
Entrada: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (meia)
Classificação: Verificar a classificação indicativa na programação
Acesso para portadores de necessidades especiais.

Palestras e Seminários - II Encontro de Roteiristas
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro-RJ (Metrô: Estação Carioca)
Data: 18 a 22 de novembro
Horário: encontros às 14h, 16h30 e 18h30
Entrada: franca

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2202-3086/ 2202-3096 / 9206-4024
E-mail: cultura.rj@caixa.gov.br
Programação completa no site: www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: