10 novembro 2009

Justiça inocenta Globo e Glória Perez de plágio

A justiça negou indenização à Eliete Terezinha Martins, que acusava a Globo de plágio da história de Explode Coração, exibida pela emissora carioca em 1995. A escritora pedia, junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, reconhecimento de direitos autorais de sua obra Grito da Paixão Espanhola, que teria sido copiada parcialmente por Glória Perez.

De acordo com o portal Clic RBS, na ação, Eliete afirma ter enviado um exemplar de Grito da Paixão Espanhola – que narra a trajetória de um líder cigano que luta pelo amor de uma moça virgem espanhola, destacando as diferenças culturais – aos autores Benedito Ruy Barbosa e Ivani Ribeiro, para que eles avaliassem a possibilidade de adaptá-lo.

Entretanto, no ano seguinte, ela teria encontrado semelhanças com a novela Explode Coração, que mostrou o drama da cigana Dara, interpretada por Tereza Seiblitz, que quebra as tradições ao negar se casar com o noivo prometido, o cigano Igor, vivido pelo ator Ricardo Macchi.

Segundo a justiça catarinense, não há provas de plágio. Afinal, histórias de amores proibidos entre membros de culturas diferentes são uma situação comum que não exigem muita criatividade.

Para saber mais:
- o que é plágio?
- o que é plágio criativo?
- o que é clichê?

Nenhum comentário: