Publicou seu primeiro conto em 1969, na revista Cadernos Brasileiros. No início da década de 70, escreveu, sob pseudônimo, livros de bangue-bangue vendidos em banca de jornal. Em 1974 começou a escrever para teatro, onde produziu: "O ator cara de bolacha" (1974), "A vaca metafísica" (1975), "Correntes" (1976), "Sonata sem dó" (1977) e Aracelli (1979). Ganhou prêmios do Serviço Nacional de Teatro e prêmio de revelação de Autor da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.
A partir da década de 80, passou a escrever para a televisão, onde começou como pupilo de dois grandes autores: Dias Gomes e Lauro César Muniz. Teve uma longa carreira na TV Globo, como colaborador, co-autor e autor de seis telenovelas e três minisséries. Mudou para a Record em 2005, onde escreveu três novelas, dois seriados e promete muito mais pela frente.
Ajudou a fundar a AR (Associação dos Roteiristas) em 2000, e foi presidente da instituição durante anos. Atualmente, integra sua Comissão de Direitos Autorais.
Na entrevista realizada pela "Sonhar TV", Marcílio conta sua trajetória como dramaturgo e como, por necessidade, veio a trabalhar na televisão. Fala sobre o aprendizado com Dias Gomes e a parceria com outros autores.
Relata, também, sua experiência de escrever telenovela e séries para a TV - a importância de uma dramaturgia concisa e de inovação, a questão da audiência, a interferência na trama, entre outros temas fundamentais para todo roteirista.
Marcílio ainda teoriza sobre diversos assuntos ligados a televisão: audiência, modos de produção, hegemonia, inovação. Defende a importância do autor/roteirista na mudança do analógico para o digital, principalmente na criação de histórias que interessem e atraiam grandes audiências.
Ao final, trazemos para os leitores do blog do GRTV, também, entrevista realizada para a AR (Associação dos Roteiristas), intitulada "Com a palavra", produzida e dirigida por Jaqueline Vargas, em que Marcílio defende a FUNDAMENTAL importância do autor/roteirista na intrincada engrenagem do mercado audiovisual.
Confira!
Entrevista completa - Sonhar TV
Marcilio Moraes - Formação como Autor de Telenovelas
Trecho da entrevista em que Marcílio pondera sobre a escrita para a televisão.
Explica como aprendeu a lidar com a duração e os "truques" da dramaturgia específica da novela.
O autor roteirista Marcílio Moraes fala da profissão, do audiovisual,
das leis de incentivo e do papel fundamental que o roteiro tem
na TV e no cinema. Imperdível. www.ar.art.br
Mais informações: www.marciliomoraes.com.br
Marcílio Moraes - Wikipedia
Site da Associação dos Roteiristas
Entrevista com Marcílio Moraes no blog "Eu prefiro melão", de Vítor de Oliveira
Entrevista com Marcílio Moraes no blog "Eu prefiro melão", de Vítor de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário