Rapaziada,
agradecemos a todos que se inscreveram e enviaram material para a "Oficina GRTV - SP".
Ao todo, recebemos 103 inscrições de roteiristas de São Paulo e cidades próximas (Campinas, Jundiaí, Taubaté e Litoral). Desse total, foram selecionados 20 ficcionistas, já contatados por telefone.
Não foi uma escolha fácil, e muita gente talentosa ficou de fora. Mas um alento: esta será a primeira de muitas outras oportunidades!
Para você que se inscreveu e não foi contatado, alguns toques:
- capriche no seu material, tenha à mão bons roteiros (com boas cenas e bons diálogos), bons argumentos (bem escritos, fluidos). Oficinas sérias não estão tão preocupadas com "idéias bombásticas", mas sim com a tua qualidade narrativa;
- procure "turbinar" a tua formação na área. Se não cursou Cinema, Rádio e TV, Letras ou qualquer outra faculdade na área de Comunicação/Humanidades, procure fazer cursos-extras que demonstrem teu interesse em aprender. Workshops com roteiristas sérios, cursos de criação literária, seminários em Audiovisual, tudo isso num currículo demonstra FOCO e AUTO-INVESTIMENTO. Demonstra busca individual, confiança no próprio talento e maior conhecimento sobre a área.
- invista no seu inglês. No desempate, ele pesa. Os motivos são dois: conhecer outra língua sempre amplia as referências culturais e o inglês permite maior conhecimento sobre roteirização: ler "scripts" originais e o abundante material sobre "creative writing" demanda certo domínio da língua inglesa;
- procure ter FOCO na sua carreira. Escrever é escrever. Produzir é produzir. Dirigir é dirigir. Anos de produção executiva, direção de arte ou atuação não pesam quando se busca alguém que escreva. Pior, podem demonstrar falta de foco numa jornada que exige disciplina diante de uma tela em branco. Escrever é ficar horas trabalhando parágrafos.
- desenvolva a tua prosa! Encontre a tua fluidez narrativa! Argumentos e sinopses são PURA PROSA. A unica diferença para a escrita de prosa literária (contos, novelas, romances) é a ausência de digressões filosóficas, sinestesias, pensamentos, metáforas, abstrações etc. No mais, o fluxo narrativo e o processo de envolvimento do leitor DEVE SER O MESMO. Algumas sinopses são verdadeiros romances, voltados para a leitura do produtor, do diretor, do figurinista... Eles devem esquecer do mundo quando estiverem lendo tua história.
NO MAIS, AGRADEÇO A CONFIANÇA DE TODOS!
O sucesso dessa seleção é um grande presente ao GRTV, que neste dia 8 de novembro, comemorou seus TRÊS ANOS DE EXISTÊNCIA!!!
Grande abraço,
Leonardo de Moraes
(Criador e Moderador GRTV)
Nenhum comentário:
Postar um comentário