08 janeiro 2010

Mostra na Cinemateca Brasileira: janeiro tem clássicos imperdíveis

Do dia 13 de janeiro a 28 de fevereiro de 2010, a Cinemateca Brasileira está apresentando sua mostra "Verão de Clássicos". Do western à ficção-científica B, da comédia silenciosa ao drama histórico, filmes das mais diversas épocas, países, gêneros e vertentes fazem parte da programação.

Neste primeiro mês, o público poderá ver ou rever, dentre outros, um western do início de carreira do maior mestre do gênero, John Ford (Sota, coringa e rei), um dos primeiros longas-metragens do prestigiado Milos Forman (Os amores de uma loira) e um exemplar pouco conhecido da Nouvelle Vague (Adeus, Philippine).

Também fazem parte do "cardápio" de janeiro títulos de grandes diretores como Victor Sjöström (Vento e areia), Henri-George Clouzot (O corvo), Louis Malle (Lacombe Lucien) e Max Ophüls (De Mayerling a Sarajevo), além de duas adaptações de clássicos da literatura: Otelo, versão de Orson Welles para a famosa tragédia de William Shakespeare, e Raskolnikoff, versão do romance Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski, dirigida por Robert Wiene, o mesmo do terror expressionista O gabinete do Dr. Caligari. No quesito cult movies, a seleção de janeiro inclui um drama de guerra bem incomum, vindo da Rússia (Vá e veja) e a obra-prima absoluta de John Woo, o mestre das cenas de ação coreografadas: The killer – O matador.

Ainda em janeiro, também merece destaque a inclusão da última aventura do Tarzan original do cinema, Johnny Weissmuller, e de um programa de curtas e médias-metragens dedicado ao cinema surrealista e fantástico do início do século XX, que inclui os grandes clássicos Entr’acte, de René Clair, Um cão andaluz, de Luis Buñuel, e A conquista do pólo, de Georges Meliés. Como complemento às sessões de alguns longas-metragens, serão exibidos curtas silenciosos de grandes lendas do período, hoje pouco lembradas, como o cowboy Tom Mix e o pioneiro comediante do cinema francês Max Linder, grande ídolo e inspiração de Charles Chaplin.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
http://www.cinemateca.gov.br/
Ingressos:
R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção:
estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

Um comentário:

Tecelã disse...

Que beleza, essa Cinemateca Brasileira! Eu confesso que não sabia da existência desse braço do MinC. De fazer inveja a nós cariocas.
abçs.