04 janeiro 2010

Concurso vai eleger Mandrake das HQs

Escritor Rubem Fonseca participa da seleção que escolherá versão em quadrinhos de seu personagem

Fonte: Folha Online

Depois de aparecer no cinema e estrelar uma série na TV paga, o advogado criminalista e detetive Mandrake, mais famoso personagem do escritor Rubem Fonseca, vai virar herói de história em quadrinhos.
A editora Agir, que detém os direitos de publicação da obra de Fonseca, criou para isso o projeto "A Cara do Mandrake", no qual ilustradores e quadrinistas são convidados a criar a estampa do personagem.
Em http://www.acaradomandrake.com.br/ estão o regulamento e o link para o blog em que são publicadas as ilustrações concorrentes. O prazo para inscrições vai até 1º de fevereiro.
Segundo as regras, o escritor mineiro-carioca -que em maio acertou a ida para a Agir, do grupo Ediouro, após mais de 20 anos na Companhia das Letras- participará da escolha dos vencedores, ao lado de integrantes da nova editora.
O roteirista das HQs será definido numa etapa posterior pelo desenhista vencedor do concurso em conjunto com Fonseca e com a Agir.
A ideia da editora é que o novo formato contenha tanto histórias de Mandrake baseadas nos contos e romances que já foram publicados quanto argumentos inéditos.
Homônimo do mágico criado nos anos 1930 pelo americano Lee Falk, o Mandrake de Fonseca notabilizou-se por investigar à maneira de um detetive os casos para que lhe contratam como advogado e também por seu enorme fascínio pelas mulheres.
Mandrake apareceu pela primeira vez no conto "O Caso de F.A.", do livro "Lúcia McCartney" -no site do projeto, foi publicada a parte final do conto, como sugestão de inspiração aos desenhistas. Voltaria a aparecer em várias obras, como "O Cobrador", no qual dá nome a um conto, no romance "A Grande Arte" e em "Mandrake - A Bíblia e a Bengala".
Com o ator Marcos Palmeira no papel-título, o canal pago HBO exibiu por duas temporadas a série "Mandrake", baseada no personagem. Os oito episódios da primeira delas, de 2005, tiveram maior influência das histórias do escritor.
Na segunda temporada, que foi ao ar em 2007, o Mandrake de Palmeira começou a andar "com pernas próprias", segundo definiu à época um dos diretores da série, José Henrique Fonseca -que é filho do criador do advogado-detetive.
No cinema, Mandrake já esteve em filmes como "Lúcia McCartney" (1971), de David Neves (1938-1994), e "A Grande Arte" (1991), de Walter Sal- les -neste último, o nome foi mantido, mas o personagem foi adaptado para um fotógrafo.

Nenhum comentário: