30 janeiro 2010

Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2010

Até o dia 22 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2010. O programa, composto por quatro etapas, é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) , em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Itaú Cultural (IC). A primeira etapa oferecerá o curso de nivelamento à distância, que focará em conteúdos essenciais do campo da cultura e é de livre acesso para pessoas de qualquer região. Assim que completar o cadastro online, o participante já pode acessar os conteúdos, que ficarão disponíveis também até 22 de fevereiro. Após realizar a avaliação ao final, caso atinja a nota mínima de 70 pontos, o aluno tem direito a emitir o certificado.
Só terão direito a participar da seleção para a oficina presencial (segunda etapa) os que obtiverem a pontuação mínima para aprovação (70). Como nesta fase as vagas são limitadas a 80, um dos critérios de classificação, caso o número de aprovados seja superior ao de vagas, será o de priorizar os residentes nas localidades onde as oficinas vierem a ocorrer, ou em proximidades. Haverá também a possibilidade de análise do currículo preenchido no ato da inscrição, dando-se preferência aos que apresentarem experiência profissional na área da cultura.
Na oficina serão desenvolvidos, de forma prática, os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural. Haverá também uma aula sobre Direito Autoral, e uma palestra sobre o desafio de viabilizar projetos culturais. A primeira oficina de 2010 ocorrerá em Boa Vista, de 3 a 5 de março, e a segunda, em Juazeiro do Norte, de 17 a 19 do mesmo mês.
Os que desejarem dar continuidade à formação terão ainda a oportunidade de cursar os módulos avançados (terceira etapa), a serem realizados a distância, na qual serão aprofundados conhecimentos sobre Política e Gestão Cultural, Projetos Culturais, Direitos Autorais, Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos e Economia da Cultura. Haverá ainda uma formação específica para os que desejarem se tornar multiplicadores.
Cronograma – As cidades a serem beneficiadas pelo Programa em seguida são Cruzeiro do Sul e Rio Branco, ambas no Acre, com inscrições previstas para iniciar em março. O calendário completo do primeiro semestre de 2010 será divulgado no mesmo mês. Para ter mais informações sobre o programa e inscrições, clique aqui.
* Com informações do MinC

Nenhum comentário: