25 janeiro 2010

Prêmio ABC de Cinematografia 2010

Até o dia 10 de março, estão abertas as inscrições para o Prêmio ABC de Cinematografia 2010, uma das mais importantes premiações do cinema brasileiro. A premiação faz parte da programação da Semana ABC, que será realizada de 24 a 28 de maio.

Os interessados poderão inscrever seus projetos nas seguintes categorias: Melhor Direção de Fotografia para Longa metragem, Melhor Som para Longa metragem, Melhor Direção de Arte para Longa metragem, Melhor Montagem para Longa metragem, Melhor Direção de Fotografia para Curta metragem, Melhor Direção de Fotografia para Filme Comercial, Melhor Direção de Fotografia para Programa de TV, e Melhor Direção de Fotografia para Filme Estudantil. As inscrições podem ser efetuadas através do site www.abcine.org.br.

Todos os longas-metragens brasileiros que foram lançados no circuito comercial de 2009 já estão automaticamente concorrendo nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem.
Já para as demais produções como curta-metragem, filme comercial e programa de TV, somente o Diretor de Fotografia titular da obra, que não necessariamente precisa ser associado à ABC, poderá fazer a inscrição.
Além desses três formatos, a Semana ABC premia também o melhor Filme Estudantil, dentre os seis finalistas brasileiros do Kodak Film School Competition- 2009, promovido pela Kodak Internacional.

Na categoria “Curta-Metragem” serão aceitos trabalhos finalizados em 2009 que tenham duração máxima de 30 (trinta) minutos. Nas categorias “Filme Comercial” e “Programa de TV” só serão aceitos os trabalhos que tiveram sua primeira exibição no ano passado. E na categoria “Filme Estudantil” concorrem somente os seis finalistas brasileiros do Kodak Film School Competition – 2009, prêmio promovido pela Kodak International.

A votação para longa-metragem será feita em dois turnos. O primeiro será realizado entre os dias 01 e 26 de fevereiro, classificando os cinco títulos mais votados em cada categoria. O segundo turno ocorrerá simultaneamente à votação final, incluindo todas as demais categorias, que será realizada através do site da ABC, entre 01 e 15/05/2010. No site também serão disponibilizadas amostras dos trabalhos inscritos para apreciação dos sócios. Somente terão direito a voto os sócios efetivos, ativos, aspirantes e remidos que estejam em dia com a associação.

A ficha de inscrição e regulamento completo podem ser acessados no site www.abcine.org.br. Mais informações pelo telefone (11) 5574.6988.
http://www.culturaemercado.com.br/editais/premio-abc-de-cinematografia-2010/

Nenhum comentário: