02 março 2013

MinC e Secultfor discutem projetos

por Iracema Sales, publicado em Diário do Nordeste

Em passagem pela Capital, representante do Minc fala de projetos culturais para a Copa do Mundo de 2014
Conhecido mundialmente como o país do futebol e do carnaval, o Brasil quer mostrar, justamente durante a Copa de 2014, que essa imagem está sendo, aos poucos, desconstruída. E o palco para exibir esse Brasil múltiplo, rico em atividades culturais, além de patrimônio natural e simbólico, será a “Fifa Fan Fest”, evento que acontecerá em cada uma das 12 cidades que sediarão os jogos do mundial 2014. 

Jeanine Pires, secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC) Foto: Viviane Pinheiro 

“Nosso objetivo é promover o maior festival de cultura que o País já teve”, promete Jeanine Pires, secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC) que participou, ontem, em Fortaleza, às 15h, de reunião com o secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, já que cabe a cada cidade à elaboração de sua programação. 

Em seguida, teve encontro com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o secretário especial para a Copa, Domingos Neto; e Magela Lima. 

Fortaleza é a terceira cidade a receber a representante do MinC, que já esteve em São Paulo e Recife para tratar sobre a programação cultural que será organizada pelas 12 cidades-sedes da Copa 2014. A visita tem o objetivo de articular as ações entre o Minc e a Prefeitura de Fortaleza para a elaboração da programação da “Fifa Fan Fest Fortaleza”, evento que acontecerá durante a Copa do Mundo. As visitas que contemplam as seis cidades que participam da Copa das Confederações, que acontece ainda em 2013, devem terminar este mês. 

Para incentivar a participação dos artistas e produtores culturais, tanto de manifestações tradicionais quanto contemporâneas, o MinC vai lançar um edital, marcado para ser divulgado em abril, para ampliar as apresentações que irão compor as “Fifa Fan Fest”. Vale lembrar que a programação do evento inclui cinema, teatro, mostras de arte e apresentações de rua. Jeanine Pires lembra que, no Nordeste, a Copa acontecerá em pleno São João, “ajudando as cidades na elaboração de suas agendas culturais”. Cita, ainda, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, afirmando que o Ceará foi contemplado com três, entre o total de 44 municípios. São elas: Fortaleza, Aracati e Sobral. Além do PAC dos Centros Unificados das Artes e do Esporte (Ceus) que o Ceará vai contar com 21 unidades, sendo duas em Fortaleza, localizados nos bairros Bom Jardim e na estrada do Ancuri. Cada um custará R$ 3 milhões e contará com área construída de 7 mil metros quadrados. No Brasil, serão construídos 360 equipamentos, cujos recursos são oriundos do Minc, sendo repassado para a Caixa Econômica Federal (CEF) direto para os municípios. 

Dentre os 21 Ceus previstos para o Ceará, 14 estão em obras, sendo o de Barbalha o mais adiantado com 61% da obra concluída. Os espaços variam de 700, 3 mil e 7 mil metros quadrados. O objetivo dos centros é promover a inclusão social através da cultura e do esporte. Vão contar com cinemas, bibliotecas, telecentros para utilização de Internet. “O objetivo é descobrir novos talentos”, afirma Jeanine Pires, acrescentando que os Ceus de Fortaleza ainda não tiveram as licitações publicadas, mas os terrenos estão disponíveis. “A expectativa é de que mais da metade dos centros fiquem prontos neste ano”. Outra novidade, o funcionamento do “Vale Cultura” no segundo semestre. Aprovado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, no ano passado, encontra-se em fase de regulamentação. Trata-se de cartão pré-pago, opcional para as empresas, sendo beneficiado empregados que ganham entre um a cinco salários mínimos. A empresa abate R$ 45 do imposto de renda, sendo vedado a aposentados e funcionários públicos, justificando ficar altíssima a renúncia fiscal. Utilizando os cartões, as pessoas poderão comprar livros, instrumentos musicais e pagar assinatura de revistas. 
“Será uma grande mudança na forma de consumir produtos culturais, porque as pessoas irão escolher”, diz, considerando uma “revolução” para quem produz cultura. 

Festival
Na reunião, Jeanine Pires compartilhou a parceria do Minc na realização das atividades que serão desenvolvidas em 2013 e 2014, como objetivo de promover um “grande festival de cultura no Brasil”. O trabalho não se resume apenas em organizar uma festa para brasileiros e estrangeiros que estejam aqui, acompanhando os jogos. “Existe uma audiência acumulada, estimada em três bilhões de espectadores no mundo e nas cidades-sedes ”, adverte. É preciso mostrar e levar esse conteúdo para o mundo, daí ser necessário mostrar toda a diversidade cultural brasileira, que passa por manifestações tradicionais, preservação do patrimônio e também formas contemporâneas. A qualificação também está nos planos do Minc mediante trabalho com o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (Mec) oferecendo 57 mil vagas, das quais, 8 mil são específicas para o setor da cultura. São destinados a iluminadores, cenógrafos, figurinistas, entre outras atividades voltadas à cultura. 

Sobre o edital nacional que será lançado em abril, explica que está em fase de conclusão. No entanto, Jeanine Pires disse que não sabe ainda o valor. Vai englobar as áreas de teatro, dança, artesanato, literatura, circo e ações de rua. “A programação é da Cidade”, diz, completando que cabe ao Minc colaborar com a complementação dessa agenda. “A ideia é construir um grande banco”, diz, explicando que cabe ao Ministério a relação direta com a imprensa internacional. Serão imagens e histórias que serão apresentadas e o Minc vai atuar como facilitador do trabalho. A conversa como o prefeito de Fortaleza vai incluir também a programação para a Copa das Confederações. “Cada cidade preparou a sua”. Jeanine Pires chama a atenção para o turismo, afirmando que cada cidade tem a sua particularidade, propondo a elaboração de roteiros que incluam as manifestações culturais. “O que diferencia Fortaleza de Salvador e Cancun é a cultura, representada por seus valores únicos”. Essa essência tem que chegar às pessoas que quando visitam uma cidade querem conhecer as pessoas, como elas vivem, seus aspectos subjetivos.

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