10 setembro 2007

(RJ) I Encontro de Roteiristas

I ENCONTRO DE ROTEIRISTAS
12 a 16 de setembro
Entrada Franca

A Caixa Cultural Rio apresenta, de 12 a 16 de setembro, no Cinema 2, o I Encontro de Roteiristas. O evento promove uma série de palestras, seminários e uma mostra de filmes sobre o universo do roteiro de cinema. Pioneiro no país, o encontro realizará um amplo debate, aberto ao público, com alguns dos melhores roteiristas nacionais, sobre a peça fundamental da criação de um filme: O ROTEIRO.

O tema principal do I Encontro de Roteiristas é a "Dramaturgia Nacional", levantando idéias que girem em torno da questão "Os roteiros brasileiros representam a realidade da cultura brasileira?". Além das palestras e seminários, serão exibidos filmes nacionais com roteiros premiados, como o longa-metragem "O Outro Lado da Rua" (direção de Marcos Bernstein), e curtas como "Criaturas que Nasciam em Segredo" (direção de Chico Teixeira), e "O Sol Alaranjado" (direção de Eduardo Valente). A seleção da mostra conta com a curadoria de Hernani Heffner.

"Muito mais que realizar um encontro voltado para os profissionais de roteiro, o evento pretende apresentar nomes que estão se destacando neste meio, além de orientar os novos profissionais a colocar seus trabalhos no mercado", explica Márcia Mansur, produtora do encontro.

Na abertura do evento, dia 12 de setembro, será lançado e distribuído o primeiro Guia de Concursos Nacionais e Internacionais de Roteiros, que faz um mapeamento de todos os concursos de roteiros do Brasil e do mundo. O Guia, coordenado por Hanna Godoy e com pesquisa de Inês Aisengart, também será distribuído gratuitamente para bibliotecas, ONGs, escolas e faculdades de cinema.

O projeto Encontro de Roteiristas foi selecionado pelo edital 2007 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural.

Serviço:
I Encontro de Roteiristas
Local: CAIXA Cultural RJ - Cinema 2
Endereço: Almirante Barroso, 25 Centro (Metrô Carioca)

Tel: (21) 2544-7666/4080
Abertura: 12 de setembro de 2007, às 18h30min (aberta ao público - distribuição de ingressos 30min antes da abertura do evento).
Temporada: 13 a 16 de setembro de 2007
Horário: a partir das 14h30 - veja a programação abaixo ou no site da Caixa Cultural www.caixacultural.com.br

Capacidade: 90 lugares
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais
Informações
Assessoria de imprensa da CAIXA Cultural RJ
Daniele Lucena e Mara Marques
Tels: (21) 2497-5022//7892-1433//9617-4772

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Leonardo

Sabe onde é possível encontrar esse Guia de Concursos Nacionais e Internacionais de Roteiros aqui por São Paulo?

Aliás, se tiver informações sobre concursos seria legal postar sobre isso também.

abraço
Plínio