20 março 2008

Concurso - Revelando Brasis

Concurso nacional de roteiro

Jornal do Commercio - PE
Projeto Revelando os Brasis estimula os aspirantes a cineastas a inscrever seus trabalhos até o dia 28 de março
Aspirantes a cineastas com idade acima de 18 anos têm até 28 de março para se inscrever no concurso de histórias Revelando os Brasis - ano 3. Os participantes, que devem pertencer a um município com no máximo 20 mil habitantes, podem concorrer com histórias de ficção ou reais, baseadas em fatos históricos, personagens e tradições populares. Os 40 autores selecionados serão preparados através de oficinas de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas. Na etapa seguinte, o Revelando os Brasis irá oferecer a estrutura necessária para a produção de vídeos com 15 minutos de duração.

Depois de prontos, os projetos serão apresentados nas próprias comunidades através do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também vão ser exibidas no programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir deste ano, os vídeos serão lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o País. Nas duas primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2006, foram produzidas 80 obras, entre ficções e documentários, sendo quatro delas feitas por pernambucanos de Carnaubeira da Penha, Venturosa, Frei Miguelinho e Serrita.

Levantamento divulgado em 2007 pelo IBGE mostrou que o Brasil possui 5.568 municípios, destes, mais de quatro mil têm até 20 mil moradores. O projeto surgiu por meio de parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras, visando viabilizar a criação de vídeos digitais nessas pequenas cidades brasileiras. O regulamento e a ficha de inscrição nos sites www.revelandoosbrasis.com.br e www.cultura.gov.br . Informações no Instituto Marlin Azul pelo telefone (27) 3327-2751 ou pelo e-mail revelandoosbrasis@gmail.com .

Mais informações: http://www.rondoniaovivo.com/exibenot0.php?id=37627

Nenhum comentário: