04 junho 2009

Conteúdo original é exaltado em Encontro de TVs do Mercosul

Conteúdo original é exaltado em Encontro de TVs do Mercosul
Quinta-feira, 04 de Junho de 2009, 22h31


Durante o painel "Tendências em Programação", do bloco Encontro de TVs do Mercosul, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 4, como parte da programação do 10º Forum Brasil – Mercado Internacional de Televisão, participantes destacaram a importância de desenvolver conteúdo original para a grade de programação, sobretudo em tempos de crise. “Um dos problemas da aquisição de conteúdo é a voracidade dos estúdios. Parece que com a crise na Europa, eles querem que os países emergentes compensem as vendas”, disse Axel Kuschevatzky, assessor fílmico e criativo do canal aberto argentino Telefé, atentando para a repetição de filmes e seriados americanos em diversos canais ao mesmo tempo. “Por que vamos continuar comprando pacotes de filmes que dispersam a audiência se com este dinheiro podemos produzir conteúdo próprio e vender para outros territórios, prontos e em formato?”, questionou Kuschevatzky. Para exemplificar, ele mencionou a ficção “Hermanos y Detectives”, que foi vendida a vários países, teve formato vendido a Grécia, Espanha, Itália, Portugal, Rússia e Turquia.
A americana ABC também trabalha em um piloto da série.Para Lucía Suarez, diretora de conteúdos da Pramer para América Latina, a produção de conteúdo original também é importante para uma programadora e citou uma produção original em que 11 mulheres disputam um homem. “É interessante, por exemplo, colocar participantes de vários países. Sai mais barato do que fazer uma produção diferente para cada país”, observa, destacando que os operadores de TV paga também valorizam canais com conteúdo diferenciado e inovador.CooperaçãoEm outro painel, sobre cooperação na América Latina, broadcasters falaram sobre a importância de intercâmbio de conteúdo entre países da região.
canal público equatoriano Ecuador TV, representação por sua chefe de programação, Flor Maria, está fechando um negócio com o Futura para a troca de conteúdo infantil, outro de coprodução com a TV Brasil e ainda negocia a aquisição de novelas com a Band.Griselda Díaz, diretora geral do canal municipal TV Ciudad, de Montevideo, no Uruguai, disse que a colaboração entre diferentes agentes do audiovisual pode ser uma via importante para a diversidade de conteúdo. Atualmente, ela coproduz uma série de documentários sobre a relação de artistas com o meio em que vivem com o Canal A, da Argentina. “Esta coprodução não é uma divisão de custos, mas de complemento de conteúdo. Há uma diretriz e cada um produz uma parte para se chegar a uma série completa”, explicou.
O site do 10 Forum Brasil - Mercado Internacional de TV (www.forumbrasiltv.com.br) traz entrevistas em vídeo com palestrantes e debatedores do evento. Da Redação

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