14 dezembro 2009

I Festival Cine Cultura Viva incentiva produção de curta-metragem de ficção

Festival premia oito categorias em mostra competitiva e os filmes dos Pontos de Cultura selecionados nessa edição participarão de Mostra Audiovisual em Cabo Verde, na África, em 2010

Entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2009, o Museu Nacional do Complexo Cultural da República, localizado na cidade de Brasília, vai sediar o I FESTIVAL CINE CULTURA VIVA, mostra de curtas-metragens de ficção realizados por diretores que tenham produzidos seus filmes a partir do ano de 2007.

O festival tem objetivo de valorizar e discutir a atividade do curta-metragem no mercado cinematográfico, integrar realizadores vindos de Estados como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além atualizar o público interessado por meio de debates e palestras ministradas por especialistas na área.

Outra prioridade é integrar produtores independentes que ainda não estão conectados á rede Cultura Viva, programa idealizado para a promoção da diversidade cultural brasileira, criado pelo Ministério da Cultura (MinC). Realizações audiovisuais de cineastas integrantes dos Pontos de Cultura - iniciativas de produção cultural desenvolvidas pela sociedade civil conveniadas ao MinC - também farão parte do Festival.

O I FESTIVAL CINE CULTURA VIVA, evento que fecha o ano cinematográfico de Brasília, será composto de uma Mostra Competitiva, um Ciclo de Palestras e Debates e a Mostra Especial Ponto Brasil, que apresentará filmes curtíssimos (até 4 minutos), produzidos pelos Pontos de Cultura em parceria com a TV Brasil. Para a Mostra Competitiva, serão selecionados 20 curtas, ficções, de 05 a 26 minutos.

Os Pontos de Cultura que tiverem seus curtas selecionados para a Mostra Competitiva serão automaticamente incluídos numa Mostra Audiovisual de Pontos de Cultura que acontecerá em Cabo Verde, na África, em 2010, sob a coordenação dos Pontos de Cultura ACARTES (Fortaleza – CE) e Fábrica do Futuro (Cataguases – MG).

I FESTIVAL CINE CULTURA VIVA é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Audiovisual dos Pontos de Cultura e da organização não governamental A Casa Verde, com o apoio da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

APOIO AO REALIZADOR

Os representantes dos curtas selecionados terão todas as despesas pagas (transporte, hospedagem e alimentação) para participar nos cinco dias de realização do Festival Cine Cultura Viva, em Brasília. Além disso, o I Festival Cine Cultura Viva concederá oito troféus para as categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Original, Melhor fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. Para o melhor filme vencedor do Festival Cine Cultura Viva haverá um cheque de mil reais como premiação.

Serviço
I Festival Cine Cultura Viva
De 16 a 20 dezembro de 2009
Museu Nacional do Complexo Cultural da República – Brasília
Setor Cultural Sul - Lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto
Eixo Monumental - (61) 3325-6410

Mais informações
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
11 3798 9510 / 2914 0770
11 9126 0425 - Marcia Marques
11 8807 6467 - Lau Francisco
http://www.canalaberto.com.br/

Nenhum comentário: