21 janeiro 2013

Augusto Boal – Entrevista para o programa "Encontro Marcado com a Arte"



Augusto Boal (1931/2009) foi diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social.

O dramaturgo também é conhecido por sua participação no Teatro de Arena da cidade de São Paulo (1956 a 1970), e também por suas teses do Teatro do oprimido, inspiradas nas propostas do educador Paulo Freire.

Boal publicou 22 livros, que foram traduzidos em mais de vinte línguas. Suas concepções são estudadas nas principais escolas de teatro do mundo.

Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 2008, em virtude de seu trabalho com o Teatro do Oprimido.

"Boal conseguiu fazer aquilo com que Brecht apenas sonhou e escreveu: um teatro alegre e instrutivo. Uma forma de terapia social. Mais do que qualquer outro homem de teatro vivo, Boal está tendo um enorme impacto mundial" - Richard Schechner, diretor de The Drama Review.

"Augusto Boal reinventou o teatro político e é uma figura internacional tão importante quanto Brecht ou Stanislawski." - The Guardian.

Abaixo, vocês podem conferir uma das últimas entrevistas concedidas por Augusto Boal ao programa "Encontro Marcado com a Arte".

Links relacionados:
BBC - Atores palestinos adotam Teatro do Oprimido de Boal
Centro do Teatro do Oprimido 
Mais sobre o Teatro do Oprimido - Wikipedia
Mais sobre Augusto Boal - Enciclopédia Itaú Cultural




Augusto Boal - entrevista - 1ª parte
Augusto Boal - 2ª parte
Augusto Boal - 3ª parte


Fonte: http://reinventar.me/augusto-boal-entrevista/

Nenhum comentário: