04 setembro 2009

Confira a lista dos selecionados no 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul

O 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul recebeu 132 inscrições e selecionou 44 obras audiovisuais para a mostra competitiva, além de outras 36 que serão exibidas fora de competição. Ao todo, o evento exibirá, em Vitória 80 filmes e vídeos de curta e média metragens realizados por jovens brasileiros e de outros países do Mercosul.

Produções audiovisuais de 30 instituições brasileiras estarão presentes no evento. O Espírito Santo teve quatro vídeos selecionados para o festival: "Grito do Povo", realizado pelo Centro Cultural Caieiras (CECAES), com direção dos alunos do Núcleo de Memória Audiovisual do Centro; "José Jonas", realizado pelo Centro Estadual de Educação Técnica "Vasco Coutinho", que foi dirigido por Anselmo Loyola; "Maicou Diequison" e "Lugar Bom de Se Morar", ambos realizados no Centro de Referência da Juventude de Vitória. O primeiro tem direção de Ramon Zagoto e Natanael de Souza e o segundo é dirigido por Ramon Zagoto, Tatiany Volker e Laissa Gamaro.

Além dessas produções, serão exibidos, fora da competição, vídeos capixabas produzidos pelo Ponto de Cultura Núcleo Animazul e a Mostra "Um Minuto por Meus Direitos", resultado da parceria entre a Fundação Cine, Cultural e Educativa da Argentina e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

São Paulo foi o estado brasileiro com mais vídeos selecionados: 14 produções paulistas estarão na mostra do Festival Jovem. Trabalhos cariocas, capixabas e mineiros completam a contribuição da Região Sudeste. As Regiões Sul, Nordeste e Norte também estarão representadas.

O 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul acontecerá entre os dias 22 e 26 de setembro, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As exibições serão realizadas a partir das 14h30, com entrada franca.

A programação do festival inclui ainda oficinas, debates e palestras. A mostra competitiva premiará quatro produções com o Troféu Caleidoscópio. O vencedor do júri popular, além do troféu, leva pra casa um prêmio de R$ 1.500,00.

Nenhum comentário: