15 setembro 2009

(MG) Sesc promove palestra Literatura e Identidade Nacional no Projeto Reticências

Dentro do projeto Reticências o Sesc realiza dia 16 de setembro, às 19h30, no CineSesc, a palestra “ Literatura e Identidade Nacional, com a professora Zilá Bernd, titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O professor e escritor Paulo Sesar será o mediador. O evento tem entrada franca.

O Projeto Reticências, criado pelo SESC, neste ano, tem por meta a promoção de ciclo de palestras, nas quais teóricos e escritores consagrados tecem considerações sobre a arte literária e suas especificidades, ou mesmo suas consonâncias com outras linguagens artísticas e a análise da complexidade destas relações. A palestra desta edição visa mostrar o papel da literatura nos processos de construção – e também de desconstrução – da identidade cultural e nacional.

Em uma perspectiva diacrônica apontam-se as estratégias da literatura na constituição, sacralização e institucionalização dos processos identitários, mostrando exemplos literários do período colonial e do período romântico quando a jovem nação brasileira, que acaba de se emancipar de Portugal, necessitava configurar seu perfil de nação independente.

Procura-se mostrar também, como a geração modernista, em 1922, centenário da Independência do Brasil, se vê na contingência de dessacralizar e desconstruir certezas identitárias. Mostra-se também o papel de Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, em redefinir parâmetros identitários alicerçados na mestiçagem cultural e, finalmente, dá exemplos de inclusão no que chama de identidade nacional de vozes que haviam ficado até recentemente excluídas, como a dos negros e a dos imigrantes.

O Sesc disponibilizou 60 vagas para a palestra. Como o evento tem por finalidade discutir e re-elaborar conceitos sobre a arte literária e contribuir para a formulação de ações que venham a influenciar de forma positiva o trabalho de professores em sala de aula, a conduta de estudantes frente à literatura e análise de textos literários, há um público alvo definido para este evento.

Serão priorizados professores dos ensinos fundamental e médio, escritores e produtores culturais. Para certificação de 3 horas, é necessário inscrição na Central de Atendimento e possuir Carteira do SESC (comerciário ou usuário).

Link relacionado:
http://www.sescmatogrosso.com.br/unidade/Sesc/?cod_unidade=1

Nenhum comentário: