08 setembro 2009

Microprojetos Culturais: Inscrições são prorrogadas até o dia 30

Pessoas que desenvolvam projetos culturais, visuais, cênicos, música, literatura, audiovisual podem se inscrever

As inscrições para o Programa de Apoio a Microprojetos Culturais foram prorrogadas até o dia 30 de setembro. Podem se inscrever gratuitamente pessoas físicas e jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos culturais nas artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas, que beneficiem jovens de 17 a 29 anos residentes em 72 municípios alagoanos (38 do Semiárido e 34 inseridos no Pacto/Unicef/2005).

O programa é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e o Banco do Nordeste. Cada microprojeto selecionado receberá até R$ 10.895,88.

Paralelamente ao período de inscrições, na última quinta-feira, a Secult promoveu uma capacitação em Arapiraca, com objetivo de ensinar e esclarecer dúvidas sobre como elaborar um projeto conforme a proposta do edital vigente.

A análise e seleção dos projetos serão realizadas por uma comissão, integrada pelos representantes da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Funarte, da Secult, além de representação da Sociedade Civil. Os projetos selecionados devem ser executados e concluídos no período de até 12 meses, a partir da data de assinatura de termo contratual entre os contemplados e o BNB.

Segundo o secretário Osvaldo Viégas, a intenção é mobilizar o maior número de pessoas a apresentarem seus projetos de maneira adequada para acessar o recurso disponível destinado ao Estado. Alagoas deve receber um total de R$ 784,5 mil para o financiamento dos projetos culturais.

As áreas de interesse são

Artes Visuais - Ações que contemplem a produção de obras, realização de exposições, oficinas, aquisição de materiais e outras formas de apresentação que propiciem a compreensão e o acesso à proposta a ser realizada, em todas as formas e gêneros das artes visuais (pintura, escultura, fotografia, artesanato, desenho, gravura, artes gráficas, intervenções urbanas e linguagens virtuais).

Artes Cênicas - Ações que contemplem espetáculos, oficinas, aquisição de materiais e outras formas de criação e apresentação que propiciem a compreensão e o acesso à obra realizada, em todas as formas e gêneros das artes cênicas (Teatro, Dança, Circo e Ópera).

Música - Ações que contemplem criação e produção musical, realização de shows, festivais, oficinas, aquisição e manutenção de instrumentos musicais, gravação e registro sonoro (CD) /audiovisual (DVD) e outras formas de criação e apresentação que propiciem a compreensão e o acesso à obra realizada, em todas as formas e gêneros da música.

Literatura - Ações que contemplem criação literária, revistas, jornais, fanzines e demais impressos, mídias eletrônicas, oficinas literárias, pesquisas e outras formas de criação e apresentação que propiciem a compreensão e o acesso à obra realizada, em todos os estilos literários (conto, romance, crônica, poesia, cordel, histórias em quadrinhos, poesia visual, poesia virtual, entre outras).

Audiovisual - Ações que contemplem obras em vídeo (mídia magnética) e mídias digitais (inclusive aparelhos celulares e similares), aquisição de equipamentos para a realização do projeto, organização de oficinas, realização de mostras e outras formas de difusão da produção audiovisual, inclusive por meios eletrônicos.

Artes Integradas - Ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem, de forma integrada, mais de uma área artística.

Os editais deste programa podem ser conferidos no site da Secult (www.cultura.al.gov.br ), no link "Editais e Concursos".

Nenhum comentário: