06 setembro 2006

Roteiro#11 - Cotidiano

"COTIDIANO"

PERSONAGENS
ADERBAL – 45-50 anos. Barriga protuberante, camisa sempre aberta, barba por fazer, cabelos com “sinais” grisalhos, permanentemente em desalinho. Estilo “malandro”.
EDLEUZA – 35-40 anos. Aparenta ser mais velha do que realmente é. Cabelo extremamente liso, comprido e negro, preso num “coque”. Vestido recatado, de estampas floridas, “cafona”. Sem maquiagem ou adorno.

CENÁRIO
Uma sala típica de um apartamento de classe média, sem requintes de decoração. Um conjunto de sofá – 2 e 3 lugares, com uma mesinha de centro, um tapete de estampa simples e uma estante, onde se encontra o aparelho de TV. Há poucos quadros na parede.

Objetos cênicos:
Garrafas de cerveja long neck (duas garrafas vazias sobre a mesinha e uma com o personagem), novelo de lã, agulhas de tricô.
OBS.: As seqüências na forma de flashes de Aderbal são diferentes a cada inserção, como são diferentes as mulheres em cada uma delas. Na seqüência de Edleuza, ela aparece de cabelos soltos, sensual, oposta à imagem que dela se tem até então.

FADE IN

CENA 1. SALA. INT/EXT. NOITE
PAN da sala. Aderbal está sentado diante da TV, “esparramado” no sofá de 3 lugares,com os pés sobre uma mesinha de centro à frente, assistindo ao futebol, com uma garrafa de cerveja long neck numa das mãos. Edleuza está sentada no sofá de 2 lugares, fazendo tricô.

EDLEUZA
(sem desviar os olhos do tricô)
Você tá me traindo?

MONTAGE SEQUENCE (NA FORMA DE FLASHES RÁPIDOS) :
A) ADERBAL ABRAÇANDO UMA MULHER LOURA; B) ADERBAL TROCANDO BEIJOS APAIXONADOS COM A MESMA MULHER LOURA; C) ADERBAL NA CAMA COM A MULHER LOURA.

ADERBAL
(sem desviar os olhos da tv)
Hein?

EDLEUZA
(ainda sem desviar os olhos do tricô)
Você tá me traindo?

ADERBAL
Como...?

EDLEUZA
Você tá me traindo?

ADERBAL
Eu?

EDLEUZA
(interrompendo o tricô e olhando para Aderbal)
Uai, tem mais alguém nessa porcaria de sala?

ADERBAL
(olhando para os lados)
Bem, Edleuza, que eu saiba, não...

EDLEUZA
Então...?

ADERBAL
(empertigando-se na poltrona)
Então o que?

EDLEUZA
Você tá me traindo?

MONTAGE SEQUENCE (NA FORMA DE FLASHES RÁPIDOS. DIFERENTE DA SEQÜÊNCIA ANTERIOR) :
A) ADERBAL ABRAÇANDO UMA MULHER MULATA; B) ADERBAL TROCANDO BEIJOS APAIXONADOS COM A MULHER MULATA; C) ADERBAL NA CAMA COM A MULHER MULATA.

ADERBAL
Ainda não entendi aonde você quer chegar com essa história...

EDLEUZA
É simples.

ADERBAL
É? Então me explica.

EDLEUZA
Eu só quero que você me diga sim ou não...

ADERBAL
Sim ou não?

EDLEUZA
É, Aderbal.

ADERBAL
Sim ou não pra quê?

EDLEUZA
(irritada)
Pra pergunta que eu fiz, diacho!

ADERBAL
Que pergunta?

EDLEUZA
Você tá me traindo?

MONTAGE SEQUENCE (IDEM):
A) ADERBAL ABRAÇANDO UMA MULHER MORENA; B) ADERBAL TROCANDO BEIJOS APAIXONADOS A MULHER MORENA; C) ADERBAL NA CAMA COM A MULHER MORENA.

ADERBAL
Ah, essa pergunta...
Aderbal dá um longo e demorado gole na cerveja, recosta-se novamente na poltrona, desviando o olhar para a tv. Pausa longa. Silêncio.

EDLEUZA
Tô esperando...

ADERBAL
(voltando-se para Edleuza, enfastiado)
Esperando o que?

EDLEUZA
Você me responder, ora...

ADERBAL
Responder o que, mulher de Deus?
Close de Aderbal. Close de Edleuza.

EDLEUZA
Você tá me traindo?

MONTAGE SEQUENCE (IDEM):
A) ADERBAL ABRAÇANDO UMA MULHER NISSEI; B) ADERBAL TROCANDO BEIJOS APAIXONADOS COM A MULHER NISSEI; C) ADERBAL NA CAMA COM A MULHER NISSEI.

ADERBAL
Não...

EDLEUZA
(suspirando, após longa pausa)
Então, tá...

MONTAGE SEQUENCE (IDEM):
A) EDLEUZA, ABRAÇANDO UM HOMEM NEGRO; B) EDLEUZA TROCANDO BEIJOS APAIXONADOS COM UM HOMEM MUSCULOSO; C) EDLEUZA NA CAMA COM UM HOMEM LOURO.

Aderbal larga-se novamente na poltrona, voltando a assistir o futebol na tv e a beber despreocupadamente sua cerveja, enquanto Edleuza volta-se, tranqüilamente, ao tricô que antes fazia, com um pequeno – e disfarçado - sorriso estampado na face.

FADE OUT

*** FIM ***

Nenhum comentário: