06 setembro 2006

Roteiro#14 - Conjugação do verbo acenar

CONJUGAÇÃO DO VERBO ACENAR

PERSONAGENS
AFRA – loira oxigenada de cabelos encaracolados, muito branca, na faixa dos 25 anos. Prática, esperta, desinibida e meio masculinizada, com um quê de vulgaridade
FRED – marido de AFRA, mauricinho com trejeitos afeminados e biótipo de nerd, na mesma faixa etária da esposa

CENÁRIO
SALA DO CASAL
Porta de entrada e poucos móveis, muito coloridos. Um divã laranja, que serve como sofá, um criado mudo marfim ao lado. Acima do criado mudo, um abajur de madeira. Caixa de papelão de geladeira no canto direito da sala, um pouco afastada dos objetos.

OBJETOS CÊNICOS
AFRA veste uma blusa vermelha –daquelas que dão um nó na barriga– e saia indiana, bem abaixo do umbigo. AFRA, quando contrariada, dá o nó, mas quando se empolga, o desata, de acordo com a intuição da atriz. FRED usa óculos e veste calça e blusa social com cores discretas e manga dobrada no punho. Ele traz um buquê de rosas vermelhas.


CENA 1. INT. SALA DO CASAL. NOITE
FRED abre a porta e entra. AFRA está jogada no divã, com olhos fechados, suga uma lata de leite condensado.

AFRA
Antes de entrar, estranho, diga-me a senha!

FRED volta e bate na porta três vezes. Depois entra na ponta dos pés, com feição de expectativa.

AFRA
Quem sabe esse homem não é um impostor que vai “zoar” com meu corpitcho? E, pior... Depois me descartar???

FRED
Mi casa, su casa???

AFRA se ajeita no sofá, larga a lata de leite condensado no chão, contorce a cintura em movimentos frenéticos e geme.

AFRA
FRED, que saudade! Quando você fala assim, me deixa transtornada! Trouxe o que pedi esta manhã por telefone?

FRED estende as rosas vermelhas, em posição de declamação.

FRED
Benzinho, você me faz suar!

AFRA
Que brega! Trabalhar naquela revista feminina deixou você afeminado! E não vou aturar isso! Trate de arranjar um emprego como mecânico! (T) Casei com o Brad Pitt e levei a... A Xuxa? ... Se ao menos fosse a Ciciolina! (T) Você não trouxe! Ficará sem a surpresinha que está na caixa!

FRED
Isso é surpresinha??? ... Estava brincando! Revire o buquê!

AFRA
Está no meio do buquê??? (solta um muxoxo) Gatinho, você precisa parar de ser porquinho!

AFRA procura, faz expressão angustiada e despedaça o buquê ao jogar as flores longe, até achar o corpete vermelho.

FRED
Falei pra balconista esconder bem!

AFRA
(Dá um gritinho agudo e requebra a cintura a cada palavra) Vermelho! De renda! Ousado!(Começa a mudar a fisionomia para contrariada, estica a peça e a atira longe). Mas não uso! Você comprou de outra marca! Sou uma consumidora fiel!

FRED
Neguinha, como escritora, você não vive trocando de parcerias? Pois é! Viva a infidelidade literária! Viva a traição em geral! Vai fazer essa desfeita?

AFRA
Você quer que eu cometa uma traição! Não é mais o cara que me entreguei no dia em que conheci para acabar com aquela fissura! Os arrepios na pele, os sinais do corpo... Ai, amor, no fim das contas importa mais a atração, a tensão!

FRED
AFRA, isso não vem ao caso! E não compare vestir um corpete vermelho com traição amorosa! Não queria transar com você!

AFRA
Percebi, pela protuberância no meio de suas pernas, que realmente você não queria fazer nada comigo... Foi a brochada do século! Nessas horas, insistir é degradante!
E lembra o que você falou depois que finalmente aconteceu?

FRED
Mas eu não a amava!

AFRA
“Meu Deus, você poderia se sustentar fazendo isso”! Sabia que isso ofende? (T) Mas adorei... Foi nojento!

FRED
Chega, AFRA. Veste esse corpete!

AFRA
Nada como o tempo e o MSN para desmascarar as pessoas! Eu aceno, tu acenas, ele acena, nós acenamos, vós acenais...

FRED
Que comédia é essa? Criar caso por isso estragará a noite!

AFRA
Quanto mais alto o homem, mais bobo ele é! Não é óbvio que conjugo o verbo acenar pra você? Game over! Bye, bye, baby!

FRED
Antes, diz onde esteve nessas duas semanas... Desaparecida! (acusador) Você fez aquela cara de Julia Roberts naquele filme horroroso, quando o marido pergunta se ela o traiu!

AFRA
Sem essa! Ela fez cara de bunda! Eu só fiz “Mmmmmmmmmm”. A resposta está na caixa. Pista: estava dentro de mim!

FRED
Se você trouxe algum filho bastardo, NUNCA irei perdoar! Mas se aí dentro tiver um amante! AFRA! ISSO aí é um homem?

AFRA
Por acaso eu teria de ser virgem pra ser digna de você? Aliás, se você faz uma doação, ficaria arrasado se o beneficiário fosse um estuprador, um serial killer?

FRED acena positivamente com a cabeça.

AFRA
Então, meu bem, você não entendeu nada! A doação é mais importante do que quem irá recebe-la! Sabe, vivemos em um mundo em que as pessoas não têm preparo para encarar a vida como ela se apresenta na realidade. Quando isso ameaça nossa felicidade, devemos mentir! E a pré-disposição das pessoas em se iludir legitima minhas mentiras!(T) (marota) Vamos, abre essa caixa!

FRED rasga a caixa e encontra um monte de palha, vasculha impaciente e acha um dente de ciso. Pega, enojado, e sorri.

FRED
Um dente de ciso! “Adorei”! Você nunca foi tão exótica!

AFRA
Amaria você se fosse roteirista do programa mais assistido do planeta ou faxineiro do porão da Mara Maravilha! Quero que se dane sua posição, seu dinheiro... Até acho que seria tudo mais fácil, não fossem esses predicados! Você é só um homem... Talvez o único que terá meu amor. Mesmo que eu esteja longe, que me case com outro, que suma de vez! (T) Os outros são só sexo! Não importa o mundo, importa você!

FRED
Pra me dar o ciso, por que precisou ficar tanto tempo fora?

AFRA
Para me recuperar! Você não aceitaria ser marido da irmã gêmea do Fofão... Meu amor é incondicional. O seu, nunca! Queria dar algo realmente meu! O outro dente fica comigo!

FRED
(beija o rosto da esposa)
Você só sabe amar assim... Mas gosta de mim mesmo, né?

AFRA
(contrariada)
... Às vezes!

Nenhum comentário: