06 setembro 2006

Roteiro#12 - A Recompensa

A RECOMPENSA

PERSONAGENS
ALICE – mulher bela e sensual, uns 30 anos
ARTHUR – ex-marido de Alice, uns 35 anos
MELISSA – noiva de Arthur, não aparece em cena

CENÁRIO
SUÍTE DE ALICE
Duas portas, uma de entrada e uma para o banheiro contíguo. Móveis básicos: uma cama, um armário de roupas e um criado-mudo. Pouca iluminação, para criar um ambiente mais intimista.

OBJETOS CÊNICOS
Há dentro de uma gaveta do criado-mudo uma arma. Há, dentro do armário, alguns vestidos. Alice usa uma toalha enrolada no corpo e outra para enxugar os cabelos. Arthur usa qualquer roupa que o faça parecer um empresário.


CENA 1. INT. SUÍTE DE ALICE. NOITE
ALICE vem do banheiro e se surpreende ao se deparar com ARTHUR, sentado à cama.

ALICE
(rude)
Que faz aqui?

ARTHUR
Você está perfeita. Como sempre.

ALICE
Como você entrou?

ARTHUR
Ainda tenho as chaves. E a fechadura é a mesma.

ALICE
Não tinha por que mudar. Afinal, você foi embora.

ARTHUR
Sinto sua falta, Alice.

ALICE
O que sua noiva pensa disso?

ARTHUR
Melissa acha que estou no trabalho.

ALICE
Duvido. Ela passou por isso. Ela já estava do outro lado.

ARTHUR
Ela se acha a mulher da minha vida. Não entende que é você.

ALICE
O que você dizia quando estava com ela na cama? Que a amava? Que queria fazê-la feliz pra sempre?

ARTHUR
Que eu estava me divertindo. Que eu precisava daquilo.

ALICE
Mentiroso.

ARTHUR
Não minto. E você sabe disso.

ALICE
Você sempre mentiu. Por toda minha vida. Por quinze anos.

ARTHUR
Nunca menti pra você. Só não contava tudo o que fazia.

ALICE
Não contava que tinha passado a tarde com Melissa. Que não agüentava mais minha companhia. (ARTHUR tenta falar, ela muda o tom) Que me abandonaria na primeira oportunidade!

ARTHUR
Eu nunca traí nossos sentimentos. Eu ainda amo você.

ALICE
Não. Não ama. Eu o amei por cada segundo, por cada erro que você cometeu. Perdoei traição, fechei os olhos. Mas você decidiu ir embora. Levou tudo. Dinheiro. Amor. Minha vida.

ARTHUR
O que nos unia era necessidade de domínio, não amor.

ALICE
É a mesma coisa. (t) O que diabos você veio fazer aqui?

ARTHUR
Senti sua falta. Precisava te ver.

ALICE
Vá embora.

ARTHUR
(aproxima-se e toca o ombro dela)
Precisava te tocar.

ALICE
O divórcio está pra sair. Você ficará livre pra casar com sua noiva, e ser feliz com ela.

ARTHUR
Melissa nunca será como você.

ALICE
Sempre tem o momento em que você deve tomar uma decisão. Você escolheu seu caminho. Não há volta, Arthur. Vá embora.

ARTHUR
Não faça isso. Você não pode destruir tudo, assim.

ALICE
Você destruiu tudo! E vai fazer o mesmo com Melissa. Como pode ser tão egoísta?

ARTHUR
Ela está feliz comigo.

ALICE
Até que você encontre outra, e a abandone?

ARTHUR
A culpa foi sua por eu te abandonar.

ALICE
Então, por que voltou? Queria mostrar o quanto estão felizes? Queria fazer eu me sentir arrependida por tudo? Ou será que queria roubar ainda mais dinheiro do que levou quando foi embora? (grita) O que você quer, afinal?

ARTHUR
Queria ver você. Preciso de você.

ALICE
Fique com as lembranças. Estão em cada centavo que você levou. Em cada segundo miserável que você ainda vai viver.

ARTHUR
Terei você de novo. Pode apostar.

PAUSA. ALICE caminha ao criado-mudo e abre a gaveta. ALICE se volta para ARTHUR e desenrola a toalha, expondo a nudez. ALICE se aproxima e beija ARTHUR, que está surpreso.

ALICE
Serei sua. (t) Para sempre.

Um DISPARO. ARTHUR recua, gemendo, e cai de joelhos. CÂMERA revela uma arma nas mãos de ALICE.

ALICE
Por todos esses meses, esperei você voltar. Pra acertarmos as contas. Pra eu lhe dar minha recompensa pelo que fez. (t) Isso foi por tudo que você me roubou.

ALICE ergue a arma e aponta para a cabeça de ARTHUR.

ALICE
E isso será pra nunca esquecer o que é amor.

ALICE dispara. ARTHUR cai no chão, agonizando. ALICE solta a arma e se aproxima do armário, escolhendo um vestido.


FADE OUT.

Nenhum comentário: