O Festival de Cinema Brasileiro em Toronto abre portas para negócios e parcerias entre Brasil e Canadá. O Consulado Geral do Brasil em Toronto e o Ministério das Relações Exteriores são apenas alguns dos parceiros do festival de cinema que começa dia 4, em Toronto.
O BRAFFT chega à sua terceira edição acumulando bons resultados. A cada ano, aumentam o número de filmes inscritos, as parcerias e apoios. Visão de negócios, público formador de opinião e retorno de mídia. É com foco neste tripé que as empresas organizadoras do Festival – Puente e Southern Mirrors - desenvolvem ações que objetivam propiciar novos compradores, espectadores e reconhecimento internacional ao trabalho realizado pelo cinema brasileiro.
Foram fechadas, em 2009, importantes parcerias para a promoção do evento com o Consulado Geral do Brasil em Toronto, o Ministério das Relações Exteriores e com a Raindance Canada. Outra iniciativa inovadora é o acordo com instituições de ensino, inaugurado com a Faculdade Cásper Líbero - Curso de Rádio e TV e com a Escola Panamericana de Artes. Alunos da Cásper Líbero são convidados a participar como voluntários da equipe de produção do Festival, em São Paulo, e em Toronto. Já os estudantes de design gráfico da Panamericana podem participar de um concurso cultural para criar o cartaz da edição 2010 do Festival. O objetivo é incentivar o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes, abrindo a possibilidade de trabalhar durante o evento, no Canadá, por meio de um exclusivo pacote da Opy Viagens. Já o UpTo3´, mostra paralela ao BRAFFT, que apresenta filmes de até 3 minutos para novas mídias, conta com o apoio do Cinema do Brasil e da ToonBoom, neste ano.
Desde 2007, o Festival acumula resultados positivos. O crescimento de parceiros ultrapassou a taxa de 500%, a equipe de voluntários saltou de 8 para 50 e mais de 900 matérias foram publicadas pela mídia espontânea. Em dois anos, 60 filmes - dos quais cinco indicados ao Oscar pelo Ministério da Cultura - já foram apresentados ao mercado canadense no próprio Festival e em outros eventos.
Em 2008, o BRAFFT exibiu 31 filmes, entre eles “Meu nome não é Johnny”, “Pindorama” e “Via Láctea”, além de realizar o lançamento simultâneo de “Orquestra dos Meninos”. A delegação brasileira que visitou o Canadá durante o Festival, composta por 12 cineastas, também visitou a Sun TV e o Toronto Studios, no Canadá, além de participar de ações para geração de negócios - networking e conversar com o público. Todo esse trabalho teve como resultado a parceria entre a brasileira Redalgo (Diogo Beltran) e a canadense Spongelab Interactive, para comercializar games e realizar uma co-produção, além de um acordo fechado por Jaime Lerner (Panda Filmes) para a Usina de Idéias e Projetos. A mostra paralela UpTo3´, por sua vez, conquistou um canal próprio no Claro Minha TV, para portadores de celulares com a tecnologia 3G.
O Festival em 2009
O BRAFFT, que ocorrerá de 4 a 9 de setembro, no Bloor Cinema, em Toronto, exibirá, entre outros filmes, “Divã”, visto por mais de 1,8 milhão de pessoas, e “Nome Próprio”, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2008. A mostra competitiva vai apresentar, dentre outros, Simonal - Ninguém sabe o duro que dei, Loki -Arnaldo Baptista, O menino da porteira e Se nada mais der certo. Treze filmes estarão competindo pelo Golden Maple, troféu desenvolvido pelo designer Nilson J. dos Santos.
A delegação brasileira, composta por 16 cineastas irá participar de diversas atividades, entre elas o I Encontro de Profissionais do Audivisual no Canadá e o I UpTo3´ - Integração de Novas Mídias. Os eventos contam com visitas técnicas, rodada de negócios, pitching e networking, além de seminário e painéis de discussão, sem falar nos shows das bandas Cajamarca (DF) e Donna Lolla (RJ), que irão tocar na cerimônia de premiação e festa de encerramento.
Brazilian Film Festival of Toronto - BRAFFT
Criado há três anos, o BRAFFT é fruto de uma parceria entre a empresa brasileira Puente, representada pela jornalista Cecília Queiroz e pela canadense Southern Mirrors, da atriz e produtora cultural, Bárbara de la Fuente e realização do Instituto Cefac. Nesta terceira edição conta na equipe com cerca de 50 profissionais de diversos setores – cineastas, produtores, empresários, historiadores, etc. O BRAFFT também apresenta o UpTo3´, mostra paralela ao Festival, que exibirá de 7 a 9 de setembro animações brasileiras de até 3 minutos para novas mídias.
O Festival faz parte do Fórum dos Festivais, está registrado na Ancine e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2009, publicado pela Associação Cultural Kinoforum. O Cinema do Brasil é partner do UpTo3´, o Consulado Geral do Brasil em Toronto oferece uma festa tipicamente canadense em um dos pubs mais tradicionais de Toronto, após a apresentação do filme Divã e o Ministério das Relações Exteriores leva alguns dos cineastas participantes. O evento conta com o apoio das empresas canadenses Mellohawk (transportadora oficial), Sementeria, Cajú, A Docuvixen Film, CMichelon, Abacus, Itabras, Real Trade Magazine, Oi Toronto, Wave, Etc. & Tal, Brasil News, PanTV e das brasileiras Maxpress, Estúdios Quanta, Paula Estúdio, Ponto e Letra, Canal Brasil, Faculdade Cásper Líbero – Curso de Rádio e TV, CEC – Centro de Educação Canadense, Câmara de Comércio Brasil – Canadá, Panamericana Escola de Arte e Design, Gueto Prataria, Planeta Tela, Jorge Brandão Design, Gráfica Iara, Opy Viagens, Roteiro do Imóvel, Peixoto & Ferraz Advogados, 3D Turismo, além do Jornal Centro em Foco, Jornal do Golfe, portal WMulher e Yacaré – Vídeo, Foto e Recordações.
Serviço:
3° Festival de Cinema Brasileiro em Toronto - BRAFFT
Data: 4 a 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá
2° UpTo3´ - Mostra de Animação com filmes de até 3 minutos para mídias alternativas
Data: 7 e 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá
I Encontro de Profissionais do Audiovisual no Canadá
Data: 3 a 8 de setembro
Atividades: seminário, encontro de networking, visitas técnicas
Locais: Innis Hall, Cajú
Apoio: Raindance Canada
I UpTo3´- Integração de diferentes mídias
Data: 8 e 9 de setembro
Atividades: painéis, rodada de negócios
Local: National Film Board
Apoio: Cinema do Brasil e ToonBoom
Outras informações:
Puente – Agência de Comunicação
Tel.: (11) 2615-7615
Jornalista responsável: Camila Fink - (11) 85847882 - press@brafft. com
Site: www.brafft.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário