31 agosto 2009

TV interativa pelo celular é realidade em canais abertos brasileiros

Painel no último dia do IV FIICAV apresentou projetos desenvolvidos pela Rede Record e pelo SBT para esse tipo de mídia.

A interatividade associada à mobilidade na TV já é uma realidade. Os consumidores podem acompanhar programas de emissoras diretamente do celular e interagir com os diversos conteúdos disponíveis como informações extras, notícias em tempo real, entre outros.

De acordo com César Taurion, da IBM, o crescimento da interatividade é possível devido à Geração Y. "Trata-se de um público multitarefa, acostumado a equipamentos de uso interativo. Como cada vez mais aparelhos como smartphones e computadores são interativos, a televisão deve seguir essa tendência para manter publico", explica.

Para Fábio Angeli, da TV Record, os caminhos encontrados pela emissora para chegar aos celulares foi buscar a facilidade de uso. "Para isso, é indispensável interface gráfica amigável, layout simplificado e conteúdo relevante e adaptado para as dimensões da tela", declara. Dentre os cases da empresa para esse tipo de mídia o profissional destaca os dos programas O Melhor do Brasil, Tudo é Possível e O Aprendiz 6, além do reality show A Fazenda, sendo considerado por ele o melhor resultado.

Já o SBT, ao contrário da Rede Record, prioriza no celular o canal da emissora e não dos programas. "Queremos um canal único que o espectador tenha o poder de escolha do que assistir", comenta Roberto Franco, do SBT. Segundo o representante da empresa a proposta é a de integração. "A televisão compete com uma série de outras distrações, como telefone, internet, rádio. Por meio da experiência de interatividade de TV via celular, queremos suprir todas essas demandas. Assim, além de assistir ao programa, é possível acompanhar as últimas notícias, saber a previsão do tempo, acompanhar fofocas", reflete Franco que diz que o ser humano é um ser móvel e que tornar a TV uma opção de entretenimento móvel é uma conseqüência natural.

SET Broadcast & Cable

Em sua 18ª edição, SET Broadcast & Cable é reconhecido como o principal evento de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiofusão e telecomunicações da América Latina. Além da feira com cerca de 120 expositores nacionais e internacionais, a iniciativa contempla o Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e o FIICAV - Feira e Seminário Internacional da Indústria do Cinema e Audiovisual. O público previsto é de 10 mil pessoas entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações. O evento acontece de 26 a 28 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes.

Siga SET Broadcast & Cable no twitter: @broadcast_cable
http://twitter.com/broadcast_cable

Nenhum comentário: