As palestras terão tradução simultânea e a entrada é franca. As inscrições devem ser realizadas no dia e no local.
Veja a programação:
9h – Credenciamento e brunch.
9h45m – Abertura: João Freire Filho
(Coordenação do PPGCOM/UFRJ)
Mesa 1
10h às 13h –
Toby Miller (University of California); Vera França (UFMG); Itania Gomes (UFBA);
Gabriela Borges (Universidade do Algarve).
Moderador: João Freire Filho
(ECO/UFRJ)
Mesa 2
14h45m às 17h45m – Heather Nunn
(Roehampton University); Dana Heller (Old Dominion University); Yvana Fechine
(UFPE); Bruno Campanella (ECO/UFRJ).
Moderador: Denilson Lopes (ECO/UFRJ)
18h às 20h – Coquetel e lançamento da coletânea A TV em Transição:
Tendências de Programação no Brasil e no Mundo (Porto Alegre: Editora Sulina).
Abaixo, segue minibiografia dos participantes do encontro:
Toby Miller – Professor de estudos midiáticos e culturais da University of California, em Riverside. Editor do periódico Television & New Media. Autor e organizador de diversos livros, dentre eles: The well-tempered self: citizenship, culture, and the postmodern subject (The Johns Hopkins UP, 1993); Technologies of truth: cultural citizenship and the popular media (University of Minnesota Press, 1998); The television genre book (British Film Institute, 2001); Television studies (British Film Institute, 2002); Cultural policy (Sage, 2002 – com George Yúdice); Television: critical concepts in cultural and media studies (Routledge, 2003); A companion to film theory (Blackwell, 2004 – com Robert Stam). Publicou, recentemente, Makeover Nation: The United States of Reinvention (Ohio State University Press, 2008) e The contemporary Hollywood reader (Routledge, 2009).
Heather Nunn – Professora de estudos midiáticos e culturais e Diretora do Centro de Cinema e Culturas Audiovisuais da Roehampton University, em Londres. É autora, entre outros trabalhos, dos livros Reality TV: realism and revelation (Wallflower Press, 2005) e The tabloid culture reader (Open University Press, 2008). Atualmente, está escrevendo, em parceria com Anita Biressi, o livro Class in contemporary British culture.
Dana Heller – Professora da Old Dominion University, onde dirige o Instituto de Humanidades e o Programa de Graduação. Autora do livro The selling of 9/11: how a national tragedy became a commodity (Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2005) e organizadora das coletâneas The great American makeover: television, history, and nation (Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2006) e Reading makeover television: realties remodelled (Londres: I.B. Tauris, 2007).
Gabriela Borges – Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágios de investigação na Universidade Autónoma de Barcelona e no Trinity College Dublin. Realizou seu pós-doutorado na Universidade do Algarve, em Portugal, onde leciona atualmente como professora convidada. Tem vários artigos publicados em revistas científicas no Brasil e na Europa. Organizou a antologia Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão, lançada pela Livros Horizonte; sua tese de doutorado, A poética televisual de Samuel Beckett, será publicada em 2009.
Vera França – Formada em Comunicação, com doutorado e pós-doutorado em Sociologia (Université René Descartes e Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, Paris, França, respectivamente). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisadora do CNPq, é coordenadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG). Autora dos livros Jornalismo e vida social – a história amena de um jornal mineiro (1998) e Narrativas televisivas: programas populares na TV (2006).
Itania Gomes – Pesquisadora do CNPq e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas/UFBA, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo. Realizou pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle. Autora de Efeito e recepção. A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media (e-papers, 2004). Atualmente (2009-2011), é presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação/Compós.
Yvana Fechine – Jornalista e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Publicou, entre outros trabalhos, Televisão e Presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta (Estação das Letras e Cores, 2008). É coautora e editora (com Alexandre Figueirôa) de Guel Arraes, um inventor no audiovisual brasileiro (CEPE, 2008). Com Sebastião Squirra, organizou Televisão digital: desafios para a comunicação (Sulina, 2009) e, juntamente com Ana Claudia de Oliveira, editou Imagens Técnicas, Semiótica da arte e Visualidade, urbanidade, intertextualidade (Hacker, 1998).
Bruno Campanella – Mestre em Transnational Communications and the Global Media pelo Goldsmiths College, University of London. Atualmente, é doutorando em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. As conclusões preliminares de sua pesquisa sobre o programa Big Brother Brasil foram apresentadas em diversos eventos acadêmicos, como o Colóquio Internacional de Televisão e Realidade, em Salvador (2008); o II EASA Workshop on Media Anthropology: Media Practices and Cultural Producers, em Barcelona (2008); a LSE Media, Communication and Humanity 5th Anniversary Conference, em Londres (2008); e o XVIII Encontro da Compós, em Belo Horizonte (2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário