17 agosto 2009

Curso gratuito de cinema no Maranhão

O curso gratuito "Maranhão na Tela", projeto sócio-cultural de fomento à produção audiovisual maranhense, que conta com o patrocínio da Itaqui Energia/MPX – empresa do Grupo EBX – realizará cursos de cinema gratuitos, entre os dias 17 e 28 de agosto. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas para os cursos de gestão da produção e linguagem cinematográfica, que serão realizados no auditório do SEBRAE Jaracaty. Para a Itaqui Energia, o apoio ao projeto é mais uma iniciativa de qualificação profissional da companhia, que já tem parcerias com o SENAI/SESI para treinar 600 pessoas até 2010. Para a empresa, que constrói uma termelétrica no distrito industrial do porto de Itaqui, o Maranhão na Tela amplia as oportunidades de geração de renda e valoriza a cultura local.

O curso de gestão da produção, que acontecerá de 17 a 21 de agosto, vai contar com uma abordagem bastante completa dos temas de leis de incentivo fiscal, formatação de projetos, captação de recursos e prestação de contas, e será ministrado por Antônio Leal, diretor do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema e professor de Formação Executiva em Cinema e TV, da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Segundo o professor, “a idéia é permitir que os inscritos consigam viabilizar e gerir projetos de cinema e TV através das leis de incentivo fiscais, com foco na Lei Rouanet”.

Já na segunda semana de curso, de 24 a 28 de agosto, o tema será a linguagem cinematográfica e suas múltiplas possibilidades de abordagem. O curso será ministrado por Maria Camargo, roteirista de cinema e televisão e professora de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Atuando como roteirista desde 2008, seu currículo conta com a roteirização de programas como “Sitio do Pica-Pau amarelo” e “Por Toda Minha Vida”, da Rede Globo, entre outros. O tema é bastante rico e complementar ao conteúdo abordado na primeira semana de curso, já que para viabilizar um projeto, além das etapas relacionadas à produção, é fundamental o domínio da linguagem audiovisual.

Os cursos, que também contam com a parceria da Universidade Virtual do Maranhão / UNIVIMA, serão gratuitos e as inscrições poderão ser realizadas através do site do projeto (http://www.maranhaonatela.com.br/ ) a partir do dia 10 de agosto. Vale destacar que quando forem preenchidas as 200 vagas, o site continuará aceitando inscrições na lista de espera e que, após a solicitação de confirmação da inscrição, as vagas não confirmadas serão disponibilizadas para os que aguardam na lista. “Como a procura é grande, é importante que as vagas sejam de fato confirmadas pelos inscritos, pois quem se inscreve e não comparece está tirando a possibilidade de participação de outra pessoa”, ressalta Mavi Simão, idealizadora do projeto.

SOBRE OS PROFESSORES:

Antonio Leal: é consultor de Incentivos Fiscais à Cultura desde 1993, diretor-executivo do Fórum dos Festivais Audiovisuais Brasileiros, diretor do IBEFEST - Instituto Brasileiros de Estudos de Festivais Audiovisuais, diretor do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, coordenador do Diagnóstico Setorial dos Festivais Audiovisuais Brasileiros/2008, consultor das Oficinas de Formatação de Projetos da Caravana Petrobras Cultural / Programa Petrobras Cultural, professor do Curso Film & Televison – Formação Executiva em Cinema e TV - Fundação Getúlio Vargas – FGV, membro da Comissão de Seleção do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade / Edição 2009 – IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / MinC e membro do Conselho Deliberativo da AMI-CTAV – Associação de Amigos do Centro Técnico Audiovisual / MinC.

Maria Camargo: é roteirista de cinema e televisão, formada em cinema pela PUC-RJ, consultora do Laboratório de Roteiros SESC-RIO, professora de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e associada à AC (Autores de Cinema). Escreve roteiros para cinema e televisão desde 1998, entre eles o “Linha Direta” (1999-2001), a novela infanto- juvenil “Sítio do Pica-pau Amarelo”(2005), baseada na obra de Monteiro Lobato; e o programa “Por toda a minha vida”(2008). Participou também da criação do seriado “Tudo novo de novo”. Desde 2001 atua também como consultora e avaliadora de roteiros para a televisão (TV Globo, 2001-2004) e cinema (Laboratórios Sesc-Rio, 2008; distribuidora Lumiére, 2001-2003). Atualmente, além do trabalho como roteirista, professora de roteiro e consultora, finaliza dois curta-metragens como diretora. Em julho de 2009 publicou, pela editora Companhia das Letras, o livro de ficção “O medo e o mar”.
Site relacionado:
www.maranhaonatela.com.br

Nenhum comentário: