25 agosto 2009

Clube da Cena: oportunidade para dramaturgos

O Projeto "Clube da Cena" está abrindo oportunidades para dramaturgos de todo o país. A cada semana, um dramaturgo é convidado para apresentar sua cena. Para tanto, deve participar da seleção enviando uma esquete de até 8 minutos sobre o tema "mentira" até dia 28 de agosto, para o email cris1@ism.com.br. O dramaturgo selecionado receberá 1,5% do bruto da bilheteria do dia e terá seu esquete encenado.

Sobre o "Clube da Cena"
O "Clube da Cena" é um projeto coletivo que se inicia em setembro próximo e reúne 28 atores, 19 autores, um músico e diversos convidados, encenando 7 novos esquetes sobre um tema semanal, até o final de novembro.
O projeto, com concepção e direção geral da atriz Cristina Fagundes, pretende apresentar textos novos durante 7 semanas. A cada semana, haverá um tema diferente, dando para os atores o mesmo tempo para ensaio: apenas uma semana. Há a participação de um músico-compositor, que também terá de selecionar ou compôr trechos de músicas pertinentes ao texto, também dentro do mesmo prazo.

Gincana Criativa
A proposta do "Clube da Cena" é dar forma a uma verdadeira gincana criativa. Até mesmo os atores estão envolvidos nesse ritmo: ficarão sabendo de seus parceiros de trabalho apenas uma semana antes da apresentação. Serão sorteados 7 grupos de 2 atores cada um, para encenar os 7 textos. A partir daí os atores se encontrarão com seus parceiros de trabalho separadamente e convidarão artistas, como diretores e atores, para ajudarem a compor a cena e só retornarão ao teatro no dia da apresentação, quando será feito um ensaio geral de luz e som 3 horas antes da apresentação. Serão 2 elencos diferentes que se alternarão a cada semana, para dar tempo dos atores descansarem.
O tema da estréia, dia 02 de setembro será "SONHO". Os próximos temas serão definidos ao longo do processo. São 6 autores fixos e 1 autor convidado a cada semana. O projeto conta com o apoio da CAL, tradicional escola de teatro do Rio, que disponibilizou os figurinos para as cenas.
O Clube da Cena é um desdobramento do projeto Drama Encena, foi idealizado por Jô Bilac e Márcio Libar, com a ajuda da atriz Cristina Fagundes. O Drama Encena tinha autoria de textos do jovem e premiado coletivo de autores "dramadiario.com" e contava com um elenco de 14 atores de teatro. Nesta segunda etapa, o projeto cresceu e se abriu para novos autores e atores.

Ficha Técnica
Direção Geral: Cristina Fagundes
Diretora Assistente: Patrícia Mess
Textos de: Cláudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Leandro Muniz, Cristina Fagundes, Ivan Fernandes, Rodrigo de Roure e convidados
Músico Convidado: Aldo Medeiros
Produtor assistente: James Hanson
Serviço
Teatro Gláucio Gil (praça Cardeal Arcoverde s/n - ao lado do Metrô Arcoverde)
Sábados 20:00h quartas-feiras de setembro a novembro
Preço: 10 reais inteira e 5 reais meia-entrada
Bilheteria: 2332-7904
Classificação Etária: 14 anos
Realização: Fagundes Produções Artísticas

Nenhum comentário: